- Área: 72 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Hyosook Chin
Descrição enviada pela equipe de projeto. Arquitetos poderiam virar impossibilidade em possibilidade? Foi esta pergunta iSM tinha em mente quando o cliente mostrou o terreno em sua primeira visita ao escritório. A forma triangular do local era pequeno e longo. Restrições de zoneamento dificultaram ainda mais a fase esquemática.
As normas permitiam um gabarito de quatro pavimentos, no entanto, devido ao afastamento necessário, o edifício teve de afastar-se da rua para chegar a altura máxima de três andares. Como resultado, o máximo alcançável de área útil foi 24 metros quadrados por pavimento, em forma triangular. Excluindo-se as escadas e banheiros, não resta muito espaço para as mesas de café. Transformar uma situação arquitetônica impossível numa possível oportunidade de negócio não foi fácil.
iSM lutou por cada centímetro de valor inestimável. Para maximizar o espaço e atender as leis de zoneamento, a configuração da planta seguiu o formato do terreno. Os ângulos agudos do triângulo foram adotados como um motivo de desenho do projeto.Utilizou-se vidro inclusive em um espaço pequeno e exclusivo para polarizar leveza no pavimento superior e dar peso ao inferior. Acentuou-se o perfil da curva do jardim submerso por tijolos de ligação diagonal.
A escada foi a única peça vertical no edifício que possuía um potencial para fazer uma declaração pública. Utilizou-se chapas dobradas de aço para minimizar a presença visual deste elemento. Muitas hastes finas de aço foram alongadas para funcionar como um véu macio ao invés de ser apenas uma barra de proteção funcional. Aplicou-se um padrão verticalmente triangulado na distribuição do vidro. Uma iluminação artificial indireta foi trabalhada através das placas de metal dobradas para acentuar as hastes de aço das escadas e o padrão do vidro.